O transporte urbano e metropolitano de Curitiba têm muita história e muitas imagens em videos e fotos que registraram o passar dos anos e hoje nos resgatam a memória das gerações e dos modelos dos ônibus que fizeram parte do transporte coletivo de passageiros na capital paranaense e na região metropolitana.

Muitas são as imagens e registros ao longo dos anos que mostram detalhes do cotidiano no transporte e dos modelos dos ônibus que fizeram parte da história e do progresso alcançado ao longo dos anos, colocando Curitiba na vanguarda e assim alcançando uma projeção mundial, que conduziu a cidade a um ponto de torná-la referência mundial em soluções e inovações urbanas em transporte.

Francisco José Becker – Admirador e colecionador

Desde o final dos anos 80, tenho acompanhado e registrado imagens dos ônibus de diversos modelos e registrei vários momentos da evolução de todo o complexo que abrange a Rede Integrada de Transportes de Curitiba e região. Das imagens que fazem parte do meu acervo muitas são conhecidas e outras nunca foram publicadas. Existem muitas fotos registradas por órgãos de imprensa, órgãos públicos, publicidade, empresas operadoras, funcionários de empresas e colecionadores particulares.

Reunindo todas essas imagens em fotos e vídeos a ideia é de, futuramente, ter um espaço público para visitação e exposição com registros de imagens e objetos relacionados à história do transporte de nossa região. Este é um sonho antigo que concretizado poderá vir a ser um espaço cultural com registros históricos para visitação pública. Compartilho aqui algumas imagens do meu acervo que espero que algum dia possam ser expostas em um espaço público ao lado outras fotos de diversos outros autores que retratam a história dos nossos ônibus.

 
 

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Pular para a barra de ferramentas