interbairros01

Interbairros

Seis linhas de ônibus Interbairros percorrem os bairros de Curitiba, num trajeto circular. São seis “anéis” em volta da cidade, pelos quais trafegam os ônibus. Assim, o passageiro pode se deslocar de um bairro a outro sem ter de passar pelo centro da cidade. A frota consiste em veículos articulados de 18m de comprimento, com capacidade de 160 pessoas. Apenas a linha Interbairros I é atendida por veículos híbridos padron.

INTERBAIRROS I

AB300-EXP-13-9-2012-06-37-033-e1348755734381


Linha que liga os bairros centrais até a PUC PR, em dois sentidos: (010) horário e (011) anti-horário.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal e Expresso Azul
Frota: Hibribus

INTERBAIRROS II

interbairros2


Esta linha possui dois sentidos: (020) horário e (021) anti-horário. Seu percurso passa por mais de 25 bairros de Curitiba, em um trajeto que leva em média 2 horas para ser percorrido por completo.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Santo Antônio (Urbana), Empresa Cristo Rei (CCD), Viação Cidade Sorriso, Auto Viação Redentor, Expresso Azul (Urbana), Viação Tamandaré (Urbana), Araucária TC (Urbana) e Auto Viação Mercês.
Terminais atendidos: Campina do Siqueira, Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia e Cabral.



INTERBAIRROS III

interbairros3-1


Linha que possui o maior itinerário da cidade, ligando os bairros do Santa Cândida ao Capão Raso, com uma extensão de 31 Km.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Santo Antônio (Urbana), Empresa Cristo Rei (CCD), Viação Cidade Sorriso, Viação Tamandaré (Urbana).
Terminais atendidos: Capão Raso, Carmo, Bairro Alto e Santa Cândida.



INTERBAIRROS IV

interbairros4


Linha que liga o bairro de Santa Felicidade até o Pinheirinho. Antigamente, esta linha prolongava-se até o Terminal do Boqueirão, mas com a implantação da Linha Circular Sul em 1999, o itinerário foi limitado até o Pinheirinho, pois no seu trajeto anterior a viagem completa de um ponto final ao outro durava mais de 2 horas.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Viação Cidade Sorriso, Auto Viação Redentor, Expresso Azul (Urbana), Araucária TC (Urbana) e Auto Viação Mercês.
Terminais atendidos: Santa Felicidade, Campo Comprido, Fazendinha, CIC e Pinheirinho.



INTERBAIRROS V

interbairros5


Esta linha liga o bairro Fazendinha à Vila Oficinas. A linha beneficia entre os mais, alunos da PUC-PR, Universidade Federal do Paraná e Escola Técnica da UFPR. Desde o dia 20 de janeiro de 2008, esta linha passou a ser operada também aos domingos e feriados, sendo beneficiada por 3 veículos, em um período de 30 em 30 minutos.
Empresas que operam nesta linha: Empresa Cristo Rei (CCD), Viação Cidade Sorriso, Expresso Azul (Urbana), Viação Tamandaré (Urbana) e Araucária TC (Urbana).
Terminais atendidos: Fazendinha, Portão e Vila Oficinas.



INTERBAIRROS VI

interbairros6


Esta linha inicia no Terminal do Campo Comprido e finaliza no Terminal do Pinheirinho, passando também pelo Terminal do Caiuá, região oeste da cidade. Antes da conclusão da 1ª etapa da Linha Verde, a linha tinha seu ponto Final na Av. Vitor Ferreira do Amaral, ao lado do viaduto da BR476 (antiga BR116). Com a conclusão desta etapa, a linha Maracanã/Linha Verde passou a ligar a cidade de Colombo ao Sul de Curitiba pela BR476, substituindo o itinerário original do Interbairros.
Empresas que operam nesta linha: Araucária TC (Urbana) e Auto Viação Redentor
.
Terminais atendidos: Campo Comprido, Caiuá e Pinheirinho.


Fotos
Capa: Kevin Willian Martins
Interbairros I: Kevin Willian Martins
Interbairros II: Diego Dubiginski
Interbairros III: Wagner Domingos Ivanesken
Interbairros IV: Wagner Domingos Ivanesken
Interbairros V: Diego Dubiginski
Interbairros VI: Reginaldo Levinski da Silva