ligeirinho

Linha Direta

Linha Direta, ou simplesmente Ligeirinho, surgiu no início dos anos 90 para ser uma inovação no sistema de Transporte Coletivo, pois a ideia é ter um veículo de fácil e rápido embarque e que pare poucas vezes durante o percurso, fazendo o trajeto da viagem muito mais rápida que carros normais.
Sua característica principal é a forma do embarque, como já citado, é muito mais rápido por não possui cobrador dentro do veículo, apenas dentro da famosa “Estação-Tubo”, cobrando as passagens antes do veículo chegar, fazendo o embarque ser mais rápido porque os passageiros já pagaram a passagem e sendo necessário apenas entrar no veículo.

Outra característica importante, ou melhor, a mais importante de todas, é que ele não tem porta de embarque e desembarque de passageiros do lado direito do veículo. As portas estão presentes no lado esquerdo do veículo, onde a ligação do Ônibus com a Estação-Tubo é feita apenas por uma rampa que é acionada junto com a abertura das portas.

História da Linha Direta

As primeiras empresas que iniciaram operação na categoria Linha Direta foram a Auto Viação Redentor, Auto Viação Nossa Senhora do Carmo e Transporte Coletivo glória, no ano de 1991.

1ª linha Direta: Boqueirão / Centro Cívico
Empresas: Transporte Coletivo Glória e Auto Viação Nossa Senhora do Carmo;

2ª Linha: Pinheirinho / Cabral, que posteriormente foi estendida ao Santa Cândida.
Empresas: Transporte Coletivo Glória e Auto Viação Redentor;

Linha: Inter 2
Empresas: Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, Auto Viação Redentor, Empresa Cristo Rei, Auto Viação Marechal e Auto Viação Mercês. Posteriormente com o início de operação da linha Sítio Cercado, a Carmo e a Redentor se retiraram do Inter 2 para operar na Sítio Cercado. Logo após, as demais empresas aderiram a linha, como a Auto Viação Água Verde e Auto Viação Curitiba;

Linha: Sítio Cercado
Empresas: Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, Auto Viação Redentor. Com a criação da empresa Viação Cidade Sorriso (divisão no grupo Gulin, dentro da Auto Viação Redentor – alguns veículos foram remanejados da Redentor e Glória para que a mesma pudesse iniciar operação), a Redentor entregou suas tabelas para a nova empresa.

Linhas Diretas

Confira a lista abaixo das Linhas Diretas de Curitiba:
(Este espaço está em atualização. Pode ser que algumas linhas estejam faltando. Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões e correções através de nosso contato)


208 – AEROPORTO

Linha Direta Aeroporto - 20L14

A linha direta Aeroporto integra o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ao centro de Curitiba, passando pela PUC-PR, Rodoferroviária e com ponto final no Centro Cívico.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal e Auto Viação São José dos Pinhais


307 – BAIRRO ALTO / SANTA FELICIDADE

BairroAlto/Santa Felicidade - 21L03

Esta linha direta beneficia as regiões de Santa Felicidade, Campo Magro, Mercês, Bairro Alto, Tarumã e Alto da Rua XV. De um bairro a outro, a linha cruza a cidade pelo centro, com ponto de parada na Praça Tiradentes e Praça 29 de Março.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Auto Viação Santo Antônio (Urbana) e Auto Viação Mercês


BAIRRO NOVO

Bairro Novo - GL080

Esta linha direta interliga o Bairro Novo ao centro da cidade de Curitiba, com ponto final na rua Des. Westphalen, na praça Rui Barbosa.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação São José dos Pinhais (Urbana) e Viação Cidade Sorriso


BARREIRINHA / SÃO JOSÉ (Desativada)

Barreirinha/São José - DL025

Uma linha que cruza a cidade, iniciando no terminal Barreirinha e terminando na cidade de São José dos Pinhais.
Esta linha foi desativada no dia 13/02/15 pela URBS após a desintegração tarifária da RIT. No lugar, passou a operar a linha Barreirinha/Guadalupe.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação MarechalTransporte Coletivo Glória, Auto Viação Nossa Senhora da LuzAuto Viação Nossa Senhora do Carmo, Auto Viação São José dos Pinhais

 

BARREIRINHA / GUADALUPE

Barreirinha/São José - DL025

Esta linha foi criada para substituir a antiga Barreirinha/São José, que foi desativada após desintegração da RIT, por determinação da COMEC. Passou a operar regularmente no dia 14/02/15.
Empresas que operam nesta linha: Transporte Coletivo Glória

 

505 – BOQUEIRÃO / CENTRO CÍVICO

Boqueirão/Centro Cívico - EL307

A primeira Linha Direta de Curitiba interliga o bairro Boqueirão ao Centro Cívico da capital paranaense, com ponto final na estação-tubo Secretarias.
Empresas que operam nesta linha: Transporte Coletivo Glória e Auto Viação São José dos Pinhais (Urbana)

 


B02 – CABRAL / MARACANÃ

Maracanã/Cabral - 18L41

Antes da desintegração da Rede Integrada de Transporte, esta linha operava apenas em horários de pico em reforço à linha Colombo/CIC no trajeto entre o Terminal do Cabral e Terminal Maracanã em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Após 14/02/15 ela passou a ser a versão metropolitana da linha Colombo/CIC, atual Cabral/CIC, operando regularmente durante todo o dia.

Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Santo Antônio

 

 

024 – CAMPINA DO SIQUEIRA / CAPÃO RASO

Campina do Siqueira/Capão Raso - EL034

Linha criada para dar reforço à linha Inter 2 no trajeto entre os terminais Campina do Siqueira e Capão Raso, com parada na estação-tubo Santa Quitéria.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Redentor, Expresso Azul (Urbana) e Araucária TC (Urbana)


CAMPO LARGO / CAMPINA DO SIQUEIRA

Campo Largo/Terminal Campina do Siqueira - 22L16

Antes da desintegração da RIT, esta linha era reforço da Ctba/Campo Largo, ligando o Terminal Municipal de Campo Largo ao Terminal Campina do Siqueira. Funcionava somente nos horários de pico, trazendo passageiros de Campo Largo para o terminal em Curitiba pela manhã e a tarde realizava o caminho inverso. Após 14/02/15 a linha passou a substituir a Ctba/Campo Largo, que por determinação da COMEC, não se extenderia mais até a estação-tubo Hospital Militar, no Centro, por razões de diminuição de custos operacionais, assim operando durante todo o dia.
Empresas que operam nesta linha: Empresa de Ônibus Campo Largo

 

 

CAPÃO RASO / ANGÉLICA

Angélica/Capão Raso - 19L33

Esta reforça a linha principal, Ctba / Araucária, conduzindo a população do Terminal Capão Raso ao terminal Angélica em Araucária, amenizando o número de passageiros na linha principal.
Empresas que operam nesta linha: Araucária Transporte Coletivo

 

 

CAPÃO RASO / ARAUCÁRIA

Araucária/Capão Raso - 19L37

Outra linha que faz reforço à linha Ctba / Araucária, mas esta conduz a população do Terminal Capão Raso ao terminal urbano de Araucária, deixando a prioridade da linha principal para as pessoas que a pegam no centro de Curitiba.
Empresas que operam nesta linha: Araucária Transporte Coletivo

 

 

CENTENÁRIO

Centenario - DL308

Linha Direta que atende a população residente na região do bairro Centenário e estudantes da Universidade Federal do Paraná campus Jardim Botânico.
Empresas que operam nesta linha: Empresa Cristo Rei (CCD)

 

 

CENTRO POLITECNICO

Esta linha beneficia os estudantes da Universidade Federal do Paraná, dos campus Jardim Botânico e Centro Politecnico, no bairro Jardim das Américas. Seu ponto de partida é o centro da capital e o ponto final fica dentro das instalações do campus Centro Politecnico.
Empresas que operam nesta linha: Empresa Cristo Rei (CCD)

 

 

CIC / TIRADENTES

CIC/Tiradentes - HL115

Ativa apenas em horários de pico, foi criada para dar reforço à linha Colombo/Cic no trajeto entre o Terminal do CIC a Praça Tiradentes, pela manhã.
Empresas que operam nesta linha:
Auto Viação Redentor

 

210 – CIC / CABRAL

Cabral/CIC - HL106

Esta linha entrou em operação no dia 14/02/15 em substituição à linha Colombo/CIC, que deixou de existir após a desintegração da Rede Integrada de Transporte, por determinação da COMEC.
Empresas que operam nesta linha:
Auto Viação Redentor

 

 

607 – COLOMBO / CIC (Desativada)

Colombo/CIC - HL115

Depois da linha Inter 2, esta é a linha direta que mais transporta passageiros/dia por ligar duas regiões muito populosas, o bairro Cidade Industrial de Curitiba e a cidade de Colombo, na região metropolitana. Para dar maior vazão no atendimento aos usuários, duas linhas fazem reforço: Cabral / Maracanã e Cic / Tiradentes.

Em 13/02/15 a linha deixou de existir e foi substituída por duas: a CIC/Cabral e Maracanã/Cabral. Para realizar o trajeto completo, há necessidade de baldeamento no Terminal do Cabral.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Redentor e Auto Viação Santo Antônio

 

 

606 – CTBA / ARAUCÁRIA (Desativada)

Ctba/Araucária - 19R96

Principal linha de ônibus da cidade de Araucária. É responsável por boa parte do deslocamento da população habitante no município de Araucária aos bairros e centro de Curitiba e vice e versa.
Empresas que operam nesta linha:
Araucária Transporte Coletivo


805 – CTBA / CAMPO LARGO (Desativada)

Ctba/Campo Largo - 22L22

Linha que, antes da desintegração financeira do transporte coletivo, atendia o município de Campo Largo a região central de Curitiba. Desde o dia 14/02/15 esta linha foi substituída pela Campo Largo/Campina do Siqueira, com ponto final no terminal de Curitiba.
Empresas que operam nesta linha: Empresa de Ônibus Campo Largo


605 – CTBA / FAZENDA

Ctba/Fazenda - 15R96

Além de atender a cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, a linha Ctba / Fazenda atende os bairros centrais de Curitiba e também alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por ter ponto de parada na estação-tubo de mesmo nome da universidade.
Empresas que operam nesta linha: Leblon Transporte de Passageiros

 

 

DETRAN / BAIRRO ALTO

Detran/Bairro Alto - CL304

Esta reforça a linha Bairro Alto / Santa Felicidade entre a estação-tubo Detran e o terminal Bairro Alto.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Nossa Senhora da Luz

 

 

702 – FAZENDINHA / TAMANDARÉ (Desativada)

Fazendinha/Tamandaré - JL042

Descrevendo a linha ao pé da letra, ela deveria se chamar Caiuá / Cachoeira, pois estes dois terminais são os pontos-finais da linha. Desde o dia 09/05/15 esta linha encontra-se desativada. Ela foi substituída pelas linhas Fazendinha/Guadalupe e Tamandaré/Centro Cívico.
Empresas que operam nesta linha:
Expresso Azul (Urbana) e Viação Tamandaré


B05 – GUARAITUBA / CABRAL

Guaraituba/Cabral - 18R93

Linha direta que interliga o terminal do Cabral ao novo terminal urbano de Colombo, o Guaraituba. Trabalha em conjunto com a linha alimentadora Guaraituba / Cabral (via Maracanã).
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Santo Antônio


022 e 023 – INTER 2

Inter 2 - HR801

Simplesmente a maior linha direta de Curitiba. Ela surgiu como alternativa ao Interbairros II, devido ao número reduzido de paradas. Com dois sentidos de operação (horário e anti-horário), a linha transporta mais de 80 mil usuários por dia em 70 ônibus, onde 40 são articulados.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Santo Antônio (Urbana), Empresa Cristo Rei (CCD), Auto Viação São José dos Pinhais (Urbana), Viação Cidade Sorriso, Auto Viação Redentor, Expresso Azul (Urbana), Araucária TC (Urbana), Auto Viação Mercês.

 

 

304 – PINHAIS / CAMPO COMPRIDO

Pinhais/Campo Comprido - 17L36

Inicialmente batizada como Leste / Oeste, esta linha liga o município de Pinhais (região leste) ao bairro Campo Comprido (região oeste). É considerada uma das principais linhas de Curitiba devido ao grande número de passageiros transportados por dia e pela distância entre os pontos de partida e final.
Empresas que operam nesta linha: Expresso Azul e Araucária TC (Urbana)

 

 

X16 – PUC / RODOFERROVIÁRIA

Rodoferroviária/PUC - AL494

Esta linha de reforço atende aos estudantes da PUC-PR, ligando a instituição de ensino à estação-tubo Rodoferroviária e Paiol, auxiliando na redução de passageiros em outras linhas diretas nesta rota e aumentando o conforto dos usuários.
Seu funcionamento ocorre apenas nos horários de pico. Durante o início da manhã, meio-dia, final da tarde, início da noite e final da noite, exatamente nos períodos de entrada e saída de estudantes.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Marechal, Empresa Cristo Rei (CCD)

 

 

204 – SANTA CÂNDIDA / PINHEIRINHO

Santa Cândida/Pinheirinho - HL312

Conhecida como a linha Norte / Sul, esta liga os extremos da cidade de Curitiba, passando por 10 bairros + o centro da capital.

Empresas que operam nesta linha: Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Redentor

 


902 – SANTA FELICIDADE

Santa Felicidade - ML306

Nos horários de pico esta linha proporciona reforço na região de Santa Felicidade e Mercês, com ponto final da Praça Tiradentes.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação Mercês


507 e 508 – SÍTIO CERCADO

Sitio Cercado - EL072

A linha direta Sítio Cercado é a única com exceção da Inter 2 a ter sentido horário e anti-horário. Ambas tem como ponto final o Terminal Guadalupe (popularmente conhecido como rodoviária velha) e o Terminal de mesmo nome da linha.
Empresas que operam nesta linha: Auto Viação São José dos Pinhais (Urbana), Viação Cidade Sorriso


TAMANDARÉ / CABRAL

Tamandaré/Cabral - 16L37

Esta linha integra a cidade de Almirante Tamandaré a Curitiba através do Terminal do Cabral.
Empresas que operam nesta linha: Viação Tamandaré



Fotos
Capa: Diego Dubiginski
Aeroporto: Diego Dubiginski
Bairro Alto/Santa Felicidade: Diego Dubiginski
Bairro Novo: Diego Dubiginski
Barreirinha/São José: Diego Dubiginski
Boqueirão/Centro Cívico: Diego Dubiginski
Cabral/Maracanã: Ricardo RM
Campina do Siqueira/Capão Raso: Diego Dubiginski
Campo Largo/Campina do Siqueira: Isaac Matos Preizner
Capão Raso/Angélica: Diego Dubiginski
Capão Raso/Araucária: Elias Roberto
Centenário: Giovanni Ferrari Bertoldi
Colombo/CIC: Diego Dubiginski
CIC/Tiradentes: Elias Roberto
CIC/Cabral: Jonas de Almeida Cabral Neto
CTBA/Araucária: Luiz Marcelo Santos
CTBA/ Campo Largo: Alexandre Breda
CTBA/Fazenda: Paulo Gustavo Dias dos Santos
Detran/Bairro Alto: Elias Roberto
Fazendinha/Tamandaré: Diego Dubiginski
Guaraituba/Cabral: Diego Dubiginski
Inter 2: Arnaldo Eduardo Gomes
Pinhais/Campo Comprido: Diego Dubiginski
PUC/Rodoferroviária: Felipe Slobodzian
Santa Candida/Pinheirinho: Diego Dubiginski
Santa Felicidade: Giovanni Ferrari Bertoldi
Sítio Cercado: Diego Dubiginski
Tamandaré/Cabral: Luiz Marcelo Santos

  • jackson

    Eu já vi um ligeirinho Mega BRT articulado na linha 022 (inter 2) no terminal do Portão com a identificação JL600, e é muito bonito!!!