Quando foi inaugurado o sistema de ÔNIBUS EXPRESSO, projetado pelo arquiteto e ex-prefeito Jaime Lerner e sua equipe na cidade de Curitiba em 1974, foi apresentado na ocasião, um modelo exclusivo de carroceria do ônibus que revolucionaria o transporte urbano. Diferente de tudo o que existia na época no Brasil, este modal serviria de inspiração e exemplo para diversas cidades do país e do mundo. 

 

Os ônibus fabricados pela Marcopolo tinham no design e na sofisticação de seu projeto um conceito inovador, com pintura padrão em vermelho em toda a carroceria, para-brisas panorâmico, com porta de embarque pela frente, posto do cobrador no lado esquerdo, com um amplo salão de passageiros, assentos instalados nas laterais internas do veículo com um amplo espaço interno, possibilitando assim aumentar a capacidade de pessoas transportadas, já que naquela época não existiam os ônibus articulados no Brasil.
 
 
Desenvolvido para ser um veiculo ágil e potente, projetado para operar em vias exclusivas, os primeiros VENEZA EXPRESSO foram encarroçados sobre chassis CUMMINS ULC210 equipados com motor V8.  
O modelo do veiculo foi tão impactante que se tornou o desejo de muitos empresários e empresas. Não demorou muito para a Marcopolo, diante do sucesso do modelo, começar a receber encomendas e a produzir o Veneza Expresso em outras versões de chassis, inclusive com motor dianteiro. 
 
 

Em Curitiba não tivemos unidades com motor dianteiro, mas além do chassi Cummins as empresas daqui tiveram modelos de fábrica e com adaptações em diferentes motorizações.

A Auto Viação Redentor que operava o ramal Sul do Sistema Expresso teve em sua frota além do Cummins V8, alguns Mercedes-Benz e duas unidades com motorização GM Detroit Diesel com transmissão automática. Já a empresa Transporte Coletivo Glória, operadora do ramal Norte do Sistema Expresso adaptou algumas unidades com motor Scania e FNM.
 
 
Felizmente a prefeitura de Curitiba, através da URBS, gestora do transporte urbano, resgatou e restaurou uma unidade de um dos primeiros Veneza Expresso a operar na capital paranaense e o mantém preservado. 

About The Author

Francisco José Becker

Related Posts

  • Erick

    Pura nostalgia…

Pular para a barra de ferramentas