Já comentamos recentemente alguns remanejamentos de ônibus que ocorreram este ano neste post e também neste.

Desta vez vamos falar de mais alguns remanejamentos que ocorreram ao longo deste ano e que possivelmente você já se deparou com eles.

A Auto Viação Santo Antônio de Colombo, que no fracionamento da extinta N. S. da Luz ficou com parte de suas linhas, remanejou carros do serviço urbano para o metropolitano.
Os articulados alimentadores CA604 e CA605 foram repassados para operação nas linhas metropolitanas, com isso recebendo os prefixos 18R67 e 18R68. Um detalhe é que o CA605 que virou 18R67, mas quando ele chegou à empresa, veio com o prefixo 18R61.

 

Micrões que vem e vão

As empresas Auto Viação Marechal e Transporte Coletivo Glória também ficaram com parte das linhas e frota da Luz. Além disso, as duas empresas passaram a compartilhar a garagem da extinta empresa na BR116.

Em 2013 a Marechal repassou à Glória os CN600 a CN603, que acabaram virando BC947 a BC944. Posteriormente todos os carros voltaram para a Marechal, exceto o BC944 (ex CN603).
Já no final de 2014 a Marechal mais uma vez transferiu para a Glória o AC924, ex CN600 e retornou ao prefixo anteriormente utilizado: BC947.

E o CN400 que está com a Glória recebeu o prefixo BA944.

Ufa!

 

Inter-Hospitais passa a ser convencional

A linha Inter-Hospitais, que desde sua criação, foi operada pela Auto Viação Nossa Senhora da Luz, passou a ser operada pela Marechal a partir de 2011, na divisão da empresa comprada pelos Gulin.
Entre maio e junho deste ano, ela deixou de ter uma categoria e serviço com visual diferenciado. Os ônibus brancos foram pintados de amarelo e passaram a pertencer à categoria Convencional.
Os carros AH850, AH948 (ex CH004) e AH949 (ex CH005) além da nova pintura, receberam novos prefixos. O AH850 virou AC852 e os 2 ex CH viraram AC918 e AC917, respectivamente.

 

São José com ligeirinho B7R

A Auto Viação São José dos Pinhais reativou o EL049, Marcopolo Viale – Volvo B7R, para dar reforço na operação de suas Linhas Diretas. O EL049 passou então a ser 20L98. Provavelmente você já deve ter se deparado com ele na rua operando na linha Aeroporto nos horários de pico.

 

Texto: Diego Dubiginski
Agradecimento especial ao amigo Jonas de Almeida Cabral Neto por reunir e repassar as informações que estão dispostas nesta página.

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Pular para a barra de ferramentas