Acessibilidade e serviços especiais

Curitiba atualmente atende a padrões de acessibilidade para diversos usuários com necessidades especiais, além de possuir e manter serviços que atendem a população em caráter especial.

Acesso aos ônibus e estações-tubo

Em Curitiba, mais de 95% da frota operante atualmente possui elevador para acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e vaga exclusiva para o posicionamento de cadeira de rodas dentro dos veículos.
Os elevadores são operados pelo motorista e/ou cobrador do ônibus.

As estações-tubo em sua totalidade são equipadas com elevador ou rampa para facilitar o acesso a plataforma de embarque e ao desembarque nessas estações. 
Para estações-tubo que possuem elevadores ao invés de rampas fixas, elas são acionadas pelo cobrador.

Acessibilidade dentro dos veículos

Assentos exclusivos

Na totalidade da frota operante, 20% dos assentos são destinados exclusivamente para pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes. Esses espaços são identificados com bancos na cor amarela (ou vermelha) e sinalização adesiva nos vidros próximos a esses bancos.

Indicadores visuais, auditivos e por toque

A frota mais recente conta com tags em braile nos bancos para a fácil identificação do veículo, além de indicador luminoso sobre as portas indicando o fechamento das mesmas para portadores de deficiência auditiva.
Também há avisos sonoros que indicam o fechamento das portas e freio automático que impede o movimento do veículo enquanto as portas estiverem abertas.

Espaço para cadeirantes

No espaço destinado a cadeirantes, há uma série de sinalizações, demarcações e equipamentos que ofereçam conforto e acesso aos usuários, tais como cinto de segurança, assento para acompanhante e campainha exclusiva para que os operadores do veículo identifiquem o desembarque de cadeirante e facilitem o processo de desembarque.

Transporte especial ACESSO

O ACESSO é um serviço especial que atende pessoas com necessidades especiais, levando-a de sua residência até o serviços de saúde e a transporta novamente até sua casa. Os veículos que oferecem este serviço, são micro ônibus, equipados com todos os itens necessários para transportar o usuário com conforto e segurança.

A utilização deste serviço é destinada a pessoas com deficiência que não conseguem utilizar o transporte coletivo comum, com renda familiar per capita de até um salário mínimo nacional e residente em Curitiba.

Para utilizar, é necessário realizar o prévio agendamento. Saiba mais sobre o serviço.

SITES – Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial

O SITES é um serviço especial para o transporte de crianças e jovens portadores de deficiência de sua casa até a escola especializada.

O sistema conta com 56 linhas e 60 ônibus, que transportam mais de 1000 alunos por dia.

Dentro deste sistema, há um terminal exclusivo, onde é feita a baldeação das crianças dos ônibus de origem de sua residência e embarcados no ônibus com destino a escola especializada e vice e versa.

Das 56 linhas, 21 utilizam o terminal, localizado no bairro Alto da XV, enquanto as outras 35 são linhas diretas, que levam os alunos diretamente de suas casas para a escola.

Os veículos são adaptados com elevadores em ambos os lados para o acesso de cadeiras de rodas. As poltronas contam com cintos de segurança de dois pontos. Além disso, as viagens contam com atendentes, que cuidam e auxiliam o transporte dos alunos.