A Volvo do Brasil, com sede na capital paranaense, quando estava para lançar o modelo do B12M, ela teve dois protótipos do modelo, sendo o primeiro articulado com o prefixo X1 estampado no para-brisa e o X2 que era um Bi-articulado, ambos com carroceria Marcopolo, no modelo Torino 99, na cor verde, sendo eles os primeiros modelo B12M, a empresa testou seus dois veículos sendo que o X1 rodava o dia inteiros em rotas como o 021-INTERBAIRROS II a na 303-CENTENÁRIO/CAMPO COMPRIDO, já o X2 rodava mais nas redondezas da fábrica, a qual fica situada na região da CIC, com o final dos teste, a Volvo então lançou no mercado o novo modelo de chassi do B12M, o qual substitui o modelo anterior a ele, o B10M. Com isso os dois carros teste não ficaram no sistema, a empresa União Cascavel (Eucatur) adquiriu os dois carros, sendo que o X2 que era Bi-Articulado, foi transformado em articulado, ambos foram para Manaus-AM, aonde a empresa tem linhas no transporte coletivo.

Teve também outros dois modelos do B12M que rodaram como teste aqui em Curitiba, os quais eram um Bi-Articulado, com carroceria Marcopolo Granviale, o qual ficou por um bom tempo rodando nas canaletas, na qual ele era mais visto, era no eixo Leste-Oeste, alguns até acharam que alguma empresa da cidade iri comprar o carro, por ter vindo no padrão do sistema, na cor vermelha, e com portas de nível para embarque em estações tubo, mas com o fim dos testes deste, logo foi vendido para a empresa Itajaí Transportes Coletivos da cidade de Campinas-SP, aonde recebeu modificações como, a mudanças das portas no lado direito, colocação de portas no lado esquerdo, para se adequar ao sistema de Campinas, e recebeu o prefixo “2972”.

E o outro modelo do chassi B12M que fez testes no sistema, foi um articulado com carroceria Busscar, no modelo Urbanuss Pluss, o qual se via muito no 021-INTERBAIRROS II, que também rodou em Campinas-SP em testes, como 2950 na Itajaí, que depois dos testes a empresa adquiriu o mesmo, que recebeu as cores da Itajaí Transportes Coletivos, recebendo o prefixo 2915.

About The Author

Wagner é motorista de ônibus da Empresa Expresso Princesa dos Campos e admirador de ônibus e transporte público desde pequeno. Trabalhou em empresas de Curitiba, como a Cristo Rei e Santo Antônio. Também foi o criador do blog Ivanbuss, onde publicava suas fotos e de amigos. Em 2012 juntou-se ao Ônibus de Curitiba e trouxe sua experiência para somar ao time do site.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas