<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>O projeto do novo ônibus B270F foi inteiramente desenvolvido pela engenharia brasileira da Volvo Bus Latin America, que trabalhou para desenvolver uma solução apropriada para os mercados em que atua – Brasil e demais países da América Latina. “O novo chassi B270F reúne a melhor tecnologia da marca em uma solução de transporte eficaz e altamente competitiva”, observa o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.

A utilização do aço especial LNE 60 na confecção do quadro do chassi, aliada a soluções mais avançadas como a suspensão com molas parabólicas, permitiu construir um chassi de ônibus até 400 quilos mais leve do que similares de sua categoria.

“A suspensão com molas parabólicas nos eixos traseiro e dianteiro é uma exclusividade da marca, neste segmento, e resulta em mais conforto para os passageiros, mais estabilidade, menor nível de ruído, menos manutenção”, explica Gilcarlo Prosdócimo, líder comercial do projeto de introdução do novo chassi.

Mais leve, menos custos

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>

Pesando 150 kg menos que as convencionais, as molas parabólicas contribuem para a redução de custos de manutenção por ter menos componentes e por dispensar serviços como o arqueamento que periodicamente se faz necessário em suspensões com feixes de molas convencionais. Também tem a vantagem de manter o veículo praticamente no mesmo nível em relação ao solo, independente da carga.

O projeto do chassi, com estrutura de longarina e travessas em escada, foi concebido de forma a facilitar o trabalho dos encarroçadores. Os balanços dianteiro e traseiro são equilibrados, de forma a permitir a montagem de carrocerias de até 12,80 metros sem necessidade de alteração da distância entre-eixos original de 5,95 metros. O balanço dianteiro mais longo foi projetado para permitir portas mais largas para melhor acesso dos passageiros, especialmente em aplicações urbanas.

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>Características técnicas:

●     Chassi mais leve e resistente da categoria, feito em aço LNE 60, proporciona economia de combustível e excelente nível de esforço no volante. Seu tanque comporta 300 litros de combustível. É adequado à Lei da Balança.


●     Motor 7 litros de fácil manutenção devido ao sistema de injeção Common Rail. Com excelente consumo de combustível, possibilita trocas em menor rotação e tem grande disponibilidade de peças e serviços na rede Volvo.

●     Freios a tambor S-Came, com a maior capacidade de frenagem do mercado, ajuste nas 4 rodas, lonas adaptadas ao serviço urbano e baixo custo de manutenção.

●     Câmbio com sistema de transmissão por cabo e posição ergonômica da alavanca. Embreagem de 395mm, com maior vida útil. As trocas de marchas são mais suaves, sem ruído para motorista e passageiros devido à ausência de furo no capô.
●     Eixo de tração com engrenagens adaptadas ao segmento urbano, carcaça soldada, simples redução, rolamento de roda livre de manutenção e menos ruído.

●     Suspensão metálica com molas parabólicas que não necessitam de manutenção, têm maior comprimento entre centros, menor peso e mantêm o veículo nivelado mesmo com carga.

O B270F é o primeiro chassi Volvo com motor dianteiro fabricado no Brasil.

Fonte: Newton Chagas – Volvo Bus Latin America

About The Author

Wagner é motorista de ônibus da Empresa Expresso Princesa dos Campos e admirador de ônibus e transporte público desde pequeno. Trabalhou em empresas de Curitiba, como a Cristo Rei e Santo Antônio. Também foi o criador do blog Ivanbuss, onde publicava suas fotos e de amigos. Em 2012 juntou-se ao Ônibus de Curitiba e trouxe sua experiência para somar ao time do site.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.