GE707No dia 16 de abril, o prefeito de Curitiba Luciano Ducci inaugurou os novos ônibus da linha Ligeirão Boqueirão. Os novos ônibus chamam a atenção por onde passam. Muitos até se sentiram no passado, deslumbrados em ver o maior ônibus do mundo.
Mas não é pra menos! O novo ônibus é novo tudo! Veja só:

– Sua cor é Azul;
– 28 metros de comprimento, o maior do mundo;
– Carroceria Neobus Mega BRT, o primeiro ônibus BRT desenvolvido pela San Marino;
– Mais largo, com aproximadamente 2,60 metros;
– Salão de passageiros mais claro, ambiente mais agradável;
– Equipado com rodas de alumínio Alcoa;
– Identificação do veículo em braile junto aos bancos;
– Banco exclusivo para obesos.

Por suas dimensões, muitas mudanças ocorreram não só na carroceria mas também na operacionalização do sistema. A porta 01 ficou atrás do eixo direcional facilitando a visão e o conforto do motorista. A porta 02 também mudou de lugar e ficou logo atrás do eixo de tração (2º eixo). Por causa dessas modificações na dianteira do biarticulado, a porta nº 3 está em outro local, aumentando o tamanho do 2º vagão (ou vagão do meio). O último vagão com as portas 04 e 05 não sofreram alterações no posicionamento.

As linhas-guia, que auxiliam o motorista no posicionamento dos ônibus biarticulados na plataformas e estações-tubo, do ligeirão azul são exclusivas para ele graças aos seus 3 metros a mais e a diferenciação no posicionamento das portas.

No primeiro dia de operação, um sábado movimentado, houve pequenas eventualidades que causaram transtornos, conforme constatados. O mais comum foi uma das portas portas não abrir e também a demora na abertura e fechamento das mesmas.

No segundo dia houve o enrosco da rampa da porta 05 de um dos veículos na plataforma do terminal do Hauer.

Em ambos os dias o movimento da linha aumentou consideravelmente, se comparado a operação com veículos articulados de 20 metros.

GE700GE700GE700GE700GE701GE702GE703GE703GE704GE704GE704GE704GE704GE704GE704GE704GE706GE707GE707

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

5 Responses

  1. Felipe

    A única coisa que me surpreende em relação aos ônibus de Curitiba, é o fato de investirem tanto dinheiro em "melhorias" e "inovações", e não tomarem NENHUMA atitude SÉRIA para combater o vandalismo que nos deparamos todos os dias, e que no final das contas, é um dos motivos citados para o aumento das tarifas.

    Curitiba, com toda sua presunção, gosta de anunciar aos quatro cantos o quão evoluída é no transporte público, mas não dispõe de uma ferramenta muito usada em muitos outros estados no Brasil que estão longe de ser referência, e que, se implantada, minimizaria os danos nos terminais, ônibus e estações tubo: A fiscalização por câmeras de segurança! Imaginem se em dias de muito movimento (principalmente em "Atletibas"), pudessem fiscalizar e punir os vândalos que não dispõem de zelo pelo nosso transporte. Quantos milhares de Reais seriam economizados anualmente só de manutenção dos vidros que são riscados, dando um aspecto de desleixo e de impunidade para moradores e turistas da "Cidade Modelo".

    Responder
  2. Felipe

    Conclusão:

    O Novo ligeirão é muito bonito, encantou muita gente, deixou muito Curitibano orgulhoso, mas em breve se as coisas continuarem como estão, teremos o maior biarticulado depredado do mundo!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.