Foi em novembro de 2007 que, após 8 anos, chegava o mais novo Interbairros Articulado da Auto Viação Água Verde. Um pouco diferente do que se via na frota da empresa, a carroceria não era Busscar e o chassi não possuía motorização dianteira. Com carroceria Marcopolo Granviale e chassi Scania K310, o JR106 foi uma grande novidade naquele momento, tanto que foi um grande destaque aqui no site Ônibus de Curitiba. Ele também virou estampa da camiseta oficial do 1º Encontro Ônibus de Curitiba, que ocorreu em 10 de maio de 2008.

Na notícia da 12ª edição do site, foi muito comemorado o fato da chegada de um Marcopolo articulado para a Água Verde. Foi endossado o fato de ser o primeiro – e único – Marcopolo Granviale Scania K310 Interbairros de Curitiba.

 

O JR106 chegou à empresa acompanhado de um elemento incomum em ônibus que operam dentro de Curitiba: o símbolo M-RIT plotado ao lado direito da caixa de itinerário do carro. A explicação para tal foi por um erro na personalização do veículo. Além disso, na mesma época chegaram os 17R32 e 17R33, que possuem as mesmas configurações do JR106, só que alimentadores da Região Metropolitana. Isso explica o porquê ele veio com esse item a mais.

JR106-5

Em 2007, ele representava o mais novo Interbairros da empresa. Então nada mais justo que colocá-lo lado a lado com o ônibus mais velho – e um dos mais admirados – da frota.

JR106-JB008

Foi o Granviale da Água Verde o protagonista de uma das fotos mais bonitas já feitas por mim em 2008:

JR106-3

Por um longo tempo o JR106 teve escala fixa na linha 050 – Interbairros V de segunda à sábado e aos domingos operava na 040 – Interbairros IV.

Mas foi em 06 de novembro de 2010 que a empresa operou pela última vez no Transporte Coletivo de Curitiba. Com o fim de uma era, com ônibus parados no pátio sem ter destino certo, a empresa iniciou o processo de venda dos veículos. Muitos foram para lugares bem longe daqui, de norte a sul do país, em diversas cidades os ônibus que um dia foram da Água Verde ganhavam novas cores e destinos.

O JR106 não parou longe e foi comprado pela Viação Iapó – sob prefixo 2816, para operar em linhas metropolitanas de Ponta Grossa, 100km de Curitiba. Dias atrás ele foi visto na região de Curitiba, possivelmente em manutenção na Batistella, concessionária Scania.

2816

Agradecimento ao Adriano Santos pela sugestão de pauta e pelo envio da fotografia

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas