No último dia 16 de janeiro, o prefeito recém-eleito, Rafael Greca, anunciou em solenidade na prefeitura de Curitiba que a linha 607 – Colombo/CIC voltaria a operar nesta segunda-feira, 23 de janeiro. Segundo Greca, a reativação da linha é um marco histórico que determina a volta da integração do Transporte Coletivo de Curitiba com a Região Metropolitana. A solenidade teve presença do governador Beto Richa, o qual se colocou disposto à intenção e colaboração do prefeito de Curitiba.

Ainda de acordo com o prefeito Rafael Greca, a previsão é que até julho deste ano todo o sistema esteja 100% reintegrado. A promessa é que a próxima linha a ser reintegrada seja a Araucária/CIC, mas sem data definida.

Rafael Greca - Colombo/CIC

Rafael Greca aproveitou a oportunidade do retorno da linha e seguiu do terminal do Cabral até a estação-tubo Prefeitura, no Centro Cívico. Durante a viagem, conversou com passageiros, enquanto acompanhado pelo presidente da URBS, José Antonio Andreguetto e o secretário municipal de urbanismo, Marcelo Ferraz.

A desintegração

Foi em fevereiro de 2015 que, por divergências políticas entre o então prefeito Gustavo Fruet e o governador Beto Richa, ocorreu a desintegração gradativa da Rede Integrada de Transporte. A primeira ação foi justamente a extinção da linha Colombo/CIC, que aos poucos foi seguida por outras tantas importantes, como a Barreirinha/São José, Fazendinha/Tamandaré e todo o resto.

HL093 Colombo/Cic

Com a desintegração, usuários que precisam se deslocar entre Curitiba e Região Metropolitana tem de pagar passagens com valores diferentes, além de ter que utilizar dois cartões transporte, o de Curitiba, chamado apenas de Cartão Transporte e o da RMC, chamado de Metrocard.

A alternativa na era sem Colombo/CIC

Durante o período em que a linha Colombo/CIC esteve desativada, a URBS, responsável pelo gerenciamento do transporte de Curitiba, criou a linha Cabral/CIC. Do Cabral ao terminal do Maracanã em Colombo, a empresa Auto Viação Santo Antônio junto com a COMEC, responsável pelo gerenciamento do transporte metropolitano, definiram a linha Maracanã/Cabral como alternativa de ligação do município de Colombo até o terminal do Cabral em Curitiba.

De volta às ruas

A linha Colombo/CIC operará de segunda à sábado, enquanto aos domingos e feriados as linhas Cabral/CIC e Maracanã/Cabral farão o atendimento à população.

Os pontos de parada da linha são:

  • Terminal Maracanã
  • Terminal Cabral
  • Estação-tubo Comendador Fontana
  • Estação-tubo Nestor de Castro (ida) / Estação-tubo Tiradentes (volta)
  • Estação-tubo Praça Rui Barbosa (ida) / Estação-tubo Sete de Setembro (volta)
  • Estação-tubo Pres. Kennedy
  • Estação-tubo Vila Guaíra
  • Terminal Capão Raso
  • Terminal CIC

 


Atualização (01/02/2017): Como bem lembrado pelo nosso leitor e colaborador Jonas Cabral, a única mudança que ocorreu na linha Colombo/CIC neste retorno foi que a parada na região do Centro Cívico não é mais na estação-tubo em frente ao Shopping Mueller. Com a desintegração, esta estação-tubo foi desativada. Agora com o retorno da linha, ela está fazendo a parada na estação-tubo Comendador Fontana, dividindo a estação com as linhas Santa Cândida/Pinheirinho e Boqueirão/Centro Cívico.

 

Texto de Diego Dubiginski, com informação da Prefeitura de Curitiba

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

2 Responses

  1. Jonas De Almeida Cabral Neto

    Muito bom a matéria, poderia citar também que a única coisa que mudou na volta do Colombo/CIC, é que ela não para mais no tubo em frente ao Shopping Mueller, por isso da parada no tubo Comendador Fontana

    Responder
    • Diego Dubiginski

      Muito bem observado, Jonas!
      Vou corrigir e inserir essa observação.

      Obrigado pela ajuda e nos mande suas fotos e sugestões de pauta sempre que puder, para que possamos publicar 😉

      Abraço!

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.