A COMEC anunciou semana passada que a linha I20 – Colombo-São José terá alteração em seu trajeto.
A partir do dia 28/11 a linha deixará de fazer ponto-final no Terminal Afonso Pena e será estendida até o centro de São José dos Pinhais, fazendo ponto-final na rua Marechal Deodoro, entre a Av. Izabel Redentora e Rua Voluntários da Pátria.

Veja no croqui abaixo como funcionará a extensão da linha I20:

I20

 

Além da Colombo/São José, outras linhas de São José dos Pinhais sofrerão alterações no dia 28. São elas:

 

E67 – Ctba/Braga (via Ouro Fino)

A partir de sábado, esta linha e a E65 – Ctba/Xingu serão unificadas e ficará apenas como E67 – Ctba/Braga (via Ouro Fino). Observe detalhes no mapa abaixo:

 

E67

 

E62 – Pedro Moro / Vila Hauer

A linha atual E62 – Ctba/Pedro Moro será seccionada e passará a ser E62 – Pedro Moro/Vila Hauer, com isso restringindo-se a ir apenas até o bairro Hauer, em Curitiba. Ela seguirá até a rua Artur Hauer, retornando do HSBC, conforme croqui:

 

E62

 

Juntamente com a mudança da linha acima, a partir de segunda-feira, dia 30, a linha E62 – Padro Velho/Pedro Moro deixará de existir. A COMEC informa que as seguintes alternativas podem ser utilizadas para chegar ao Pedro Moro:

  • E05 – Ctba/São José
  • E62 – Pedro Moro/Vila Hauer

 

E21 – Term. Boqueirão / Centro São José

Também no sábado a linha T. Boqueirão/T. Central sofrerá alterações em sua rota. Deixará de entrar no Terminal Central do município e fará ponto de parada na rua Barão do Cerro Azul. Veja alteração:

 

E21

 

E66 – Ctba/Independência

Para reduzir o tempo de viagem até Curitiba e melhorar a frequência, esta linha será seccionada no Terminal Afonso Pena e passará a ser denominada E03 Curitiba/Afonso Pena (via BR 277). A alternativa de acesso entre o bairro Independência e o Terminal Afonso Pena será a linha urbana 143 Centenário.

 

E02 – Ctba/Apolo

Em função da sobreposição de linhas urbanas e metropolitanas a linha E02 Curitiba/Apolo deixará de operar. Os usuários poderão utilizar as linhas urbanas 115 – Iná/Apolo/Aviação e a 120 Fátima/Riacho Doce. No Terminal Afonso Pena, para se dirigir a Curitiba, poderão embarcar nas linhas E01 Curitiba/Urano e E03 Curitiba/Afonso Pena (via BR 277).
No Terminal Afonso Pena a integração entre linhas urbanas e metropolitanas será através do cartão Vem.

 

A COMEC explicou os motivos das mudanças nas linhas do município:

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) informa que 7 linhas metropolitanas que atendem o município de São José dos Pinhais terão mudanças a partir do dia 28 (sábado). Os estudos para definição das alterações levaram em conta, além do equilíbrio econômico e financeiro das linhas, também o menor impacto para os usuários, que contarão com alternativas para o deslocamento entre Curitiba e São José dos Pinhais.
“Estas mudanças são necessárias para racionalizar o sistema de transporte coletivo metropolitano e procuramos adequá-las para que interfiram o mínimo possível na rotina dos usuários. Eles contarão com alternativas que podem suprir as suas necessidades”, explica Omar Akel, diretor-presidente da Comec.
As alterações foram elaboradas pela equipe técnica da Comec e ajustadas com a Prefeitura de São José dos Pinhais. Algumas linhas serão desativadas devido à baixa utilização e outras serão unificadas, com aumento de frota. Também há mudanças que atendem à demanda da própria população, como a linha Boqueirão/T. Central que terá seu itinerário ampliado.

 

Fonte: COMEC

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.