29R67Quando chegaram à empresa Viação Piraquara os novos articulados troncais (29R66 a 29R71) – os Marcopolo Granviale Volvo B12M – no ano passado, todos os articulados do ano de 2000 que estavam em operação foram repassos e remanejados para as linha metropolitana D61 Ctba / Piraquara. Enquanto parte dos 6 veículos estava em fase de reformas e pintura da nova cor, os demais estavam circulando na linha citada com a cor da carroceria ainda em amarelo.

No início deste ano chegaram 3 novos articulados troncais com a nova carroceria da Neobus, o Mega BRT montado sobre Volvo B12M de prefixos 29R72 ao 29R74. Estes novos vieram em razão da transferência de 3 tabelas da Expresso Azul para a Viação Piraquara da linha C03 Pinhais / guadalupe.

Estavam previstos para iniciar operação no dia 18 de abril, mas por problemas técnicos os veículos retornaram à encarroçadora San Marino no final da semana antecedente ao início de operação.

Devido a este episódio, em caráter emergencial a Viação Piraquara readaptou o validador padrão RIT nos carros 29094 e 29095, ex 29R64 e 29R65, respectivamente. Desde o dia 18 ambos estão operando na linha Pinhais / Guadalupe a fim de cobrir as novas tabelas recebidas da Expresso Azul.

29094 ex 29R64

 

E a Expresso Azul sem 3 tabelas, deixa de renovar 3 carros, 17R60, 17R61 e 17R62, todos Marcopolo Torino 99 (G6) – Volvo B10M do ano de 2000.
O que parecia lógico se tornou obrigação mais uma vez. Quando o ônibus 17R73 (Marcopolo Granviale de chassi Volvo B12M) chegou, seu objetivo era assumir a tabela do 17R63 que possui elevador para cadeirantes e deixar este como reserva. Porém o 17R63 assumiu uma nova tabela cheia na linha, começando no início da manhã e recolhendo por volta de 20h. Com isso, ao menos um novo articulado poderá ser adquirido para a substituição do mesmo, uma vez que seriam pelo menos 4 novos ônibus, se as tabelas não tivessem sido repassadas à Viação Piraquara.

 

29R72

 

Colaboração: Luan Lenon, Rodrigo Guerreiro, Wilian Corrêa

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

3 Responses

  1. Rafael

    Bom, nesse caso foi esclarecido por que não começaram a rodar ainda. Mas e no caso dos novos ligeirinhos e outros articulados, por que estão demorando tanto pra entrar em operação? Estão com problemas também?

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas