Estão circulando pela internet imagens do Neobus Mega BRT com novo visual. Os modelos que foram flagrados tem como destino o serviço BRT da cidade do Rio de Janeiro e estão equipados com chassi Volvo B340M.

O facelift do Mega BRT foi pontual, abrangendo as lanternas e alguns elementos na dianteira e traseira. Na dianteira, as lanternas de duplo focal em cada lado unidas por uma faixa cinza foram substituídas por lanternas incorporadas a uma máscara que remete a uma nova identidade já assumida pela Neobus em alguns de seus produtos. Sem qualquer segredo, essa lanterna já é encontrada no novo Thunder +.

O desenho da grade mudou consideravelmente se comparado ao modelo anterior. A moldura cinza convexa que ia de ponta a ponta da dianteira e seguia para as laterais, onde havia a marca NEOBUS ao centro foi substituída por um grande faixa preta, o que dá maior destaque aos faróis, dando ao Mega BRT um ar mais agressivo. O pára-choque ganhou um desenho mais moderno e visualmente distante da geração anterior.

Na traseira também se vê uma nova lanterna modular de led no lugar das luzes individuais. Se nota que as linhas da moldura da lanterna, assim como na dianteira, assumem a nova padronização visual e o compartilhamento de elementos entre as carrocerias. O pára-choque que anteriormente era reto agora possui um novo desenho, com curvas que se moldam ao formato das lanternas, indo de lanterna a lanterna em um formato de sorriso, suavizando o final da carroceria do Mega BRT, dando uma maior sensação de arredondamento uniforme, diferente do anterior, que possuía um topo arredondado e nas partes baixas linhas e pontas retas. Para tornar o visual ainda mais uniforme e contínuo, uma linha sobre as lanternas circunda a traseira do ônibus, ligando ambas.

No topo da carroceria, a lanterna de posição que era circular agora é retangular e possivelmente utiliza leds na iluminação, tanto na dianteira quanto na traseira.

Outras modificações do Mega BRT

Não foram identificadas outras grandes modificações. As laterais e topo continuam iguais, o que considera-se que as portas não tenham sofrido grandes mudanças. Como não foram vistas imagens internas e a configuração varia de cidade para cidade, não é possível confirmar se houve alterações significativas no salão.

Se levarmos em consideração a geração anterior, o novo Neobus Mega BRT está muito mais fluído e dinâmico visualmente, representando maior robustez e seriedade. Claro que não está próximo de superar o rival da Marcopolo, mas perto do que foi, hoje percebe-se uma Neobus assumindo um visual padronizado e descansado. Diferente do BRT quando surgiu, que chamou a atenção pelo desenho diferenciado, mas que rapidamente tornou-se cansativo e indiscreto.

O lado negro

Parece que a Neobus não corrigiu um erro crônico do Mega BRT que é o pára-brisa e o topo da carroceria na dianteira em uma curvatura muito acentuada, se comparada a outros modelos do mercado, o que deixa os motoristas expostos ao sol quando ele está no alto, momento em que sua intensidade é maior e momento em que os motoristas deveriam estar melhor protegidos dos raios solares.

Neobus Mega BRT ganha facelift
Visual
Harmonia
Proteção solar na cabine
Fluidez de suas linhas
Pontos positivos
  • Identidade visual em sintonia com padrão da marca
  • Há maior harmonia das linhas do desenho da carroceria
  • Iluminação externa em led
Pontos negativos
  • Formato do pára-brisa continua acentuado e trazendo mais sol ao console e ao motorista
3.4Overall Score

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas