JL027Provavelmente o JL027 – Comil Svelto sobre chassi Mercedes Benz OH1628L com configuração única em Curitiba, sendo ele e o JL028 os únicos Svelto NS montados sobre Mercedes Benz padron – já passou por você e chamou sua atenção. Seja simplesmente pelo ronco grave do motor ou talvez pelo seu visual diferente dos demais (Torinos, Apaches Vip, Viales e por aí vai).
Mas o que pode ter chamado sua atenção e você não reparou é a sua pintura. Até março de 2008 ele mantinha sua pintura original, sem grandes alterações. Porém neste mês as coisas seriam diferentes.

Como já sabemos, a cada 6 meses os ônibus dentro de sua vida útil passam por vistoria obrigatória realizada pelo órgão gerenciador do sistema, a URBS. Na vistoria, “n” itens são listados em um check-list onde a empresa deve seguir e aplicar cada item marcado. Nesta vistoria o JL027 teve a pintura de sua traseira citada no check-list.

JL027JL028JL027

 

Prontamente a equipe da lataria da Auto Viação Água Verde acolheu o ônibus em seu espaço em um sábado qualquer e tratou de realizar a manutenção solicitada. Como podemos observer abaixo, a traseira do veículo foi pintada.

JL027

Primeira pintura. Apenas da traseira

JL027

Resultado da primeira pintura. A faixa preta ainda permanece, mas por pouco tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo da semana, o veículo foi avaliado por técnicos da URBS que consideraram atualizar toda a pintura da lataria, não apenas a traseira. Atendendo a solicitação, a equipe da lataria recolheu novamente o JL027 e o pintou por inteiro.

Dias depois o carro já estava novamente na tabela extra da manhã da linha Inter 2 sentido horário e na linha Campina do Siqueira / Capão Raso na tabela extra no horário do almoço. O que ficou diferente?

Além da pintura renovada, detalhes da carroceria como as faixas pretas posicionadas abaixo do pára-brisas e do vidro traseiro foram pintadas na cor do veículo. Ou seja, ele passou a se diferenciar dos demais Comil Svelto NS Ligeirinhos, principalmente de seu irmão gêmeo JL028. Como bom colecionador e admirador, achei que a pintura tirou a característica primária da carroceria, ao mesmo tempo em que deu um novo visual a ela. Em conjunto com o intacto JL028, ele conseguiu chamar a atenção por esta atualização nada discreta.

JL027

JL027 após a atualização na pintura

 

Colaboração: PauloBuss

Continue lendo: Pinturas parte 2: Grades e máscaras negras

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

3 Responses

  1. Gustavo Ribeiro D&ea

    Em que dia as pinturas no JL027 foram feitas, para dias depois, fazer as linhas inter 2 (horário) e C. Siqueira/C. Raso. foram antes ou depois da licitação que fechou as portas da Água Verde ?

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.