O remanejamento de ônibus entre categorias e empresas é algo extremamente comum para atender demandas específicas de categorias, adição de novas linhas ou a extinção exige alterações nos veículos que compoem a frota.
Por exemplo: uma nova linha alimentadora foi criada mas a empresa Z não tem veículos suficientes do padrão da categoria para preencher o quadro de tabelas da linha, mas tem alguns convencionais de reserva. Com autorização da URBS, a empresa poderá pintar o ônibus amarelo de laranja para colocá-lo em operação na nova linha.
Outro exemplo é o remanejamento entre empresas, atualmente ligadas pelo consórcios das quais formam. Pode ser que a empresa B demande de mais veículos do que possui e a empresa A tenha mais do que necessite. Então pode ser repassado veículos da A para B sem que haja prejuízos na operação da A.

Após a desintegração da Rede Integrada de Transporte, houve o corte de tabelas, linhas e viagens, o que resultou na sobra de diversos carros em várias empresas. Por conta disso, alguns remanejamentos foram e estão sendo necessários para a adequação da frota.

Devidamente explicado, vamos à lista de remanejamentos dos últimos meses.

Novos Interbairros

Como no exemplo acima, a Auto Viação Marechal repassou o seu carro AB499 (que um dia foi convencional, de prefixo AC309) para a Transporte Coletivo Glória. Sem alterações de cor, o carro – Marcopolo Viale, Mercedes-Benz O500-M – recebeu o prefixo BB300 e logo entrou em operação.

 

 

Depois de deixar a linha Tamandaré/Cabral, a Glória ficou com sobra de alimentadores articulados. Enquanto isso, alguns interbairros articulados do ano de 2001 ainda estavam em operação. Aproveitando o excedente de ônibus ociosos, a empresa os remanejou para a categoria interbairros e 1 carro repassado à Marechal. Desta forma foi possível dar baixa nos Caio Apache S21 – Volvo B10M CR107 e AB697.

Lista dos carros remanejados (ambos Neobus Mega BRT – Volvo B12M):

Prefixo atualPrefixo anteriorCarroceriaChassiAnoAcessibilidade
AB605BA605Neobus Mega BRTVolvo B340M2011Sim
BB610BA606Neobus Mega BRTVolvo B340M2011Sim
BB609BA607Neobus Mega BRTVolvo B340M2011Sim

 

 

Novos Alimentadores

AA287
A Auto Viação Marechal que até alguns dias anos atrás operava com apenas 6 ônibus alimentadores, após a licitação cresceu vertiginosamente e hoje ainda necessita de mais veículo para composição da frota. Um exemplo disso é que o AC001 (Marcopolo Torino 2007 – Mercedes-Benz OF1722M) foi remanejado e virou AA277 e o AB298 (Neobus Mega – Mercedes-Benz OF1722M) passou para AA287.

A Marechal também recebeu um alimentador articulado da Transporte Coletivo Glória, o ex BR408 (Busscar Urbanuss Pluss – Scania K310), hoje AA699, para reforço nas linhas que atendem à Universidade Tuiuti.

 

 

SITES continua SITES

BS298
O ônibus de atendimento do Transporte de Ensino Especial, CS008 (Caio Apache S21 – Mercedes-Benz OF1722M), que operava desde 2011 pela Glória com este prefixo recebeu recentemente um novo prefixo no serviço: BS298.

15/09/15 – Atualização: O BS298 foi anunciado como sendo ex CS008, mas na verdade ele foi o CS009. Obrigado ao Fábio Luiz pela observação.

6 Responses

  1. Jonas de Almeida Cabral

    faltou falar do CN400 que virou BA944 e dos ex-BR que estão na C.Sorriso que receberam os prefixos GE699 a GE696

    Responder
    • Diego Dubiginski

      Oi Jonas. Dos Micrões foram tantas mudanças que nem sei mais quem é quem hahaha!
      Se você tiver mais por dentro, me passa uma lista por e-mail que aí publicamos em outra matéria.
      Dos BRs a matéria já está no ponto. Amanhã vai ao ar o/

      Responder
      • Jonas de Almeida Cabral

        qual o seu email Diego, ai eu passo a lista dos micrões que foram prefixados recentemente

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.