Está na região de Curitiba um ônibus articulado da Mercedes-Benz, chamado comumente de superarticulado, para a realização de testes nas empresas de ônibus da Região Metropolitana.

O superarticulado, que ganhou tal nome por conta de seus 23 metros – 2 metros a menos que os primeiros biarticulados Volvo, começou a operar hoje pela empresa Leblon Transporte de Passageiros, na cidade de Fazenda Rio Grande, na linha F03 Fazenda (Direto) – que parte do terminal Pinheirinho em Curitiba. A princípio está previsto um período de testes de aproximadamente 30 dias na Leblon. Outras empresas já manifestaram o interesse em testar o maior ônibus da Mercedes-Benz no Brasil em suas linhas.

99400

Sob a gestão da COMEC, o veículo de testes recebeu o prefixo 99400. Aparentemente a série 99XXX foi destinada aos ônibus que circularão em testes nas empresas da RMC. Essa série é o equivalente ao XY da URBS em Curitiba.
Apesar da cor prateada e possuir portas do lado esquerdo, o veículo limitará-se a operar apenas nas linhas alimentadoras e não na Linha Direta de Fazenda, uma vez que o modelo em questão foi idealizado para outro sistema de transporte BRT do país; além disso, o ônibus não conta com rampas, o que impede o seguro acesso de passageiros através das plataformas curitibanas.

Um pouco sobre o Superarticulado

99400-2

 

O Mercedes-Benz O-500MDA traz uma proposta interessante para o mercado de transporte de passageiros, que é a alta capacidade e menor custo operacional. Ele é 5 metros mais longo que o articulado comum e 5 metros menor que o atual biarticulado Volvo. Segundo a Mercedes-Benz, o veículo pode transportar 200 pessoas, basicamente a mesma quantidade que um biarticulado.
Para suportar as grandes proporções, o superarticulado conta com 1 eixo adicional (no final do veículo), que também é direcional, auxiliando na manobra do longo veículo.

No Brasil, o maior mercado do modelo é São Paulo, que já conta há pelo menos 2 anos. Ótima opção para circular em corredores exclusivos, o O-500MDA também ganha boas vantagens frente ao biarticulado nas vias de circulação compartilhada. Em São Paulo é comum ver esses ônibus circulando nos corredores e passando por ruas em meio aos demais veículos.

99400-1

Na ficha técnica: o motor utilizado é o OM 457 LA – 6 cilindros  – Euro 5 de 354 cavalos.

URBS já conhece o modelo

Em março de 2014 veio a Curitiba um modelo similar para apresentação à URBS e para testes de viabilidade. Apesar de sua visita, o modelo ficou poucos dias na cidade e nem chegou a circular com passageiros. O veículo era montado sob carroceria Caio Millennium BRT.
Além de futuramente ser uma opção para as canaletas, foi cogitada como uma futura opção para a Linha Direta Inter 2, atualmente a maior e mais movimentada de Curitiba nesta categoria.

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pular para a barra de ferramentas