10532-11-4-2012-15-20-05
A licitação para concessão dos serviços de Transporte Coletivo de Passageiros em São José dos Pinhais, com previsão de abertura para o próximo mês de setembro, prevê melhorias nos atuais terminais e a criação de seis novas estações de integração (semelhantes aos terminais). Uma das funções das estações é o estímulo ao desenvolvimento dos bairros, com a criação de polos de comércio e serviços.
O novo desenho do transporte de São José dos Pinhais elimina a sobreposição dos serviços atuais. A rede atenderá os deslocamentos regionais, locais e municipais e metropolitanos, e será integrada através dos terminais e estações de integração, com a utilização da bilhetagem eletrônica. O sistema deverá ser implantado em etapas progressivas.
5127A proposta de expansão futura e principalmente a interligação das regiões do município têm como base a implantação de pontos de integração do sistema de transporte. Três destes pontos já estão em funcionamento: o Terminal Central, Terminal Afonso Pena e Estação de Integração São Marcos.
Para o Terminal Central, a licitação prevê que a ampliação do viaduto sobre o rio Iguaçu (Corredor Marechal Floriano) possibilitará a implantação da linha expressa direta com ônibus biarticulados via eixo Boqueirão ao centro de Curitiba, e ligação com Curitiba via Avenida das Torres, com linha direta.
No Afonso Pena, a licitação prevê ampliação da capacidade física do terminal, que já está saturado. Futuramente o terminal atenderá linhas estruturais ao longo do leito da antiga via férrea tanto no município, como na ligação a Curitiba via Avenida das Torres, que será ampliada para atender o transporte coletivo em direção ao Aeroporto.
As estações de integração previstas são as seguintes:
– Estação de Integração Izaura/Ipê
Será criada para atender à região Norte da cidade e dar acesso a todas as vilas da região. A estação terá ligação com Centro de São José, passando pelos terminais Afonso Pena e Central, terá linhas metropolitanas para Curitiba (terminal Centenário), além da integração com a região metropolitana via linha intercidades, para Pinhais e Colombo.
– Estação de Integração Borda do Campo
Atenderá à região e terá ligação com a BR-277, através de linha metropolitana a Curitiba, além integração ao terminal Centenário e linha ligando ao Terminal Central e passando pelo Terminal Afonso Pena.
– Estação de Integração Vila Jurema
Atenderá à região e consolidará o eixo de desenvolvimento da antiga via férrea. Terá
ligação com os Terminais Afonso Pena e Central.
– Estação de Integração Costeira
Atenderá à região e terá ligação com o Terminal Central, mediante a racionalização de
linhas com criação de linha troncal e divisão das linhas até a estação, que passarão a ser alimentadoras.
– Estação de Integração Rui Barbosa (Sul)
A estação será importante para atender uma região em franca expansão e organizar as linhas rurais, diminuindo o custo do sistema. Na região já existe um bom comércio, posto de saúde e colégios. O terminal vai ajudar consolidar a região e a formação de um novo centro e futura ligação com o município de Fazenda Rio Grande.
– Estação de Integração Contenda
Atenderá à região e linhas rurais. A região já está equipada com diversos serviços.
Terá ligação com o Terminal Central, mediante a racionalização de linhas com criação de linha troncal via estrada velha, Campo Largo da Roseira e seccionamento de linhas até a estação, que passarão a ser linhas rurais alimentadoras.
As duas concessionárias que vencerem a licitação deverão seguir um cronograma para a realização das obras de melhoria da infraestrutura do sistema de transporte e construção dos novos terminais, até cinco anos depois do inicio da operação.
Hoje, nas linhas urbanas e metropolitanas de São José dos Pinhais são transportados cerca de 96 mil pessoas diariamente.

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.