A empresa Viação Castelo Branco que atende os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras na região metropolitana de Curitiba e que possui linhas de ligação com outros municípios, comprou um grande lote de ônibus zero quilômetro.
São ao todo 15 unidades do novo Marcopolo Torino 2014, com chassis Volvo B270F, no qual 5 deles possuem chassis alongados. Os últimos ônibus comuns alongados que tivemos em Curitiba foram os Scania F94 da Auto Viação Curitiba e Viação Piraquara.
Com prefixos que vão do 25138 ao 25152, os novos Torino irão operar no serviço metropolitano e substituirão alguns ônibus da frota que estão com a vida útil vencida.
Os novos Torino 2014 da Castelo chegam para somar-se aos da Viação Marumbi que já operam desde agosto deste ano. Desta forma, o total de Torino 2014 na região metropolitana de Curitiba é de 19 veículos operando em linhas regulares.
Para o transporte urbano de Curitiba ainda não há previsão de novos ônibus, devido ao impasse da liminar judicial que impede a compra de novos veículos até que haja um reequilíbrio econômico-financeiro das empresas.
Detalhes
Além dos 5 ônibus que contam com chassis alongado, há alguns detalhes que foram observados nesses ônibus que destoam do que estávamos acostumados a ver:
- O tamanho da fonte da palavra “Saída” sobre as portas está bem pequeno, se comparado com o “Entrada” na porta dianteira;
- O led vermelho que fica sobre as portas de saída para alertar visualmente o fechamento das portas não está presente nesses carros;
- Todas as unidades não contam com itinerário digital lateral, item obrigatório pelas regras da URBS a partir de 2007;
- A marca da COMEC nas laterais não possui fundo branco como os demais ônibus da frota de metropolitanos receberam;
- O “M” que é plotado nas laterais está ao contrário em alguns ônibus do lote.
Início de operação
Aos poucos estão chegando mais unidades do lote em Curitiba. Por padrão, os ônibus passam pela concessionária dos fabricantes antes de serem encaminhados à empresa, o que estima-se que os Torino 2014 da Castelo só começarão a rodar a partir de janeiro de 2016.
Leave a Reply