2015 foi um ano movimentado na Região Metropolitana de Curitiba. Diversos ônibus novos e usados chegaram para complementar a frota das empresas. Muitas dessas aquisições chamaram atenção, como os 4 articulados Mercedes-Benz O-500MA da Viação do Sul, os 2 articulados piso-baixo O-500UA da Viação Colombo, os novos Torino, entre outros.

Os articulados piso-baixo da Viação Colombo foram a sensação do ano, por chamarem a atenção pelo fato de serem os primeiros Caio Mondego e articulado de piso-baixo da região de Curitiba. Mas a Viação do Sul foi ainda mais adiante na caixinha de surpresas e também comprou um ônibus articulado de piso-baixo. Já percebeu que os articulados da empresa vão do 26401 ao 26404? Pois bem, o 26400 chegou em dezembro, como um presente de Natal para a região.

O 26400 é nada menos que um Volvo B360S (o antigo B9 SALF) com carroceria Busscar Urbanuss 2010 Low Floor. Nem precisa dizer que tanto chassi como carroceria são novidades tão incríveis para a região quanto os Mondego+O500UA.

 

26400

O ônibus que pertenceu a Volvo do Brasil por um bom tempo para demonstração nas caravanas, nem mesmo foi emplacado. Essa missão ficou a cargo da Viação do Sul, sua feliz proprietária. Feliz porque efetivamente ficará com esse carro. Mas porque? Porque esse B360S chegou a ser entregue para a Empresa Nossa Senhora da Glória de Blumenau no início do ano de 2014. Recebeu a pintura da região e o prefixo 1191, mas não chegou a operar por lá.

 

Pouco tempo depois, o ônibus retornou à Volvo e a fabricante o utilizou no transporte de passageiros no embarque/desembarque remoto do Aeroporto Internacional Afonso Pena, no período da Copa do Mundo do Brasil.

Segundo a empresa, estima-se que o novo articulado começará a rodar na linha Itaperuçu Direto a partir do dia 18 de janeiro, no período da tarde.

 

O chassi

O modelo B9 SALF foi o principal modelo de chassis optado pelo município de São Paulo na sua frota de ônibus articulados e biarticulados durante muito tempo. Com motor posicionado na lateral esquerda do veículo, o salão de passageiros consegue oferecer 100% de acesso piso-baixo, segundo a Volvo. Por isso que ele possui parte da sua lateral coberta e ocupada por uma grande “caixa”, na qual está alocado o motor D9B de 360cv. Outra característica de um ônibus com esse chassi é o teto alto na dianteira, pois ali passam componentes do motor e também é o espaço de captação de ar para refrigeração do bloco.

 

 

Outras aquisições

No mesmo pacote, a empresa comprou outros 2 ônibus Volvo – a compra foi feita diretamente com a Volvo. Esses 2 ônibus são equipados com o chassi dianteiro B270F, mas são velhos conhecidos da gente. O primeiro, com carroceria Marcopolo Torino 2007 é o ex XY021, que operou em testes durante algum tempo em Curitiba. A última empresa a operar com este veículo foi a Auto Viação Redentor.
Na Viação do Sul ele recebeu o prefixo 26998 e está sendo pintado na cor branco califórnia, padrão dos ônibus metropolitanos.

 

O outro ônibus também é um velho conhecido, especialmente de Colombo. O atual 26997 era o ex 18G34 (Caio Apache Vip II), que operou em testes na Auto Viação Santo Antônio por quase 2 anos até retornar para a Volvo. Da montadora, partiu para Blumenau e ficou um tempo operando na Empresa Nossa Senhora da Glória com prefixo 1385. No novo retorno para a fábrica, foi “adotado” definitivamente pela Viação do Sul.

 

About The Author

Fundador do Site Ônibus de Curitiba. Admirador de ônibus e modais de transporte desde sempre. Para Diego tudo podia virar ônibus, desde brinquedos, bicicletas, vídeo-games de corrida e até mesmo carros. Quem nunca brincou de fazer linha com algum desses itens? Pois é, Diego sempre fez. Também é fã de tecnologia e gosta de conciliar ambos os gostos, mas nem por isso deixa de encantar-se com modelos clássicos, que não eram dotados de tanta tecnologia assim.

Related Posts

2 Responses

  1. Jonas De Almeida Cabral Neto

    muito boa essas aquisições da V.Sul, gostaria de sugerir mais uma matéria sobre as trocas de carros entre marechal e glória, desde já agradeço

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.