A Volvo iniciou os testes de um ônibus híbrido articulado em Curitiba (PR), o Hibriplus. Com capacidade para 154 passageiros, vai circular na linha Interbairros II, uma das mais importantes da cidade, por seis meses. A ação é parte de um acordo entre a Prefeitura da Curitiba e a Volvo de inovação para a mobilidade sustentável. Desde 2012, ônibus híbridos convencionais da marca operam regularmente na capital do PR.
A tecnologia deste híbrido articulado emite até 39% menos CO2 e 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares movidos à diesel. Equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, o veículo opera em modo 100% elétrico durante paradas e arrancadas, sem emissão de poluentes nem ruído. Nas frenagens, a energia dissipada recarrega a bateria do motor elétrico. A tecnologia híbrida Volvo é consagrada mundialmente, com mais de 2.000 ônibus em circulação em 21 países.

Fonte: Volvo do Brasil

Ficha Técnica: Modelo 7900 Articulado | Chassi: Volvo B5L Híbrido

Fotos: Jonas de Almeida Cabral – João Carlos Schneider de Oliveira

XY032 2XY032 3XY032 1

About The Author

Wagner é motorista de ônibus da Empresa Expresso Princesa dos Campos e admirador de ônibus e transporte público desde pequeno. Trabalhou em empresas de Curitiba, como a Cristo Rei e Santo Antônio. Também foi o criador do blog Ivanbuss, onde publicava suas fotos e de amigos. Em 2012 juntou-se ao Ônibus de Curitiba e trouxe sua experiência para somar ao time do site.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.